terça-feira, 7 de setembro de 2010

ANEL DE TUCUM


Este anel é extraído do fruto de uma palmeira da Amazônia, é uma planta de difícil cultivo por causa dos seus longos e afiados espinhos. Os anéis são feitos da casca dura do fruto que envolve a semente, são feitos à mão e leva cerca de mais de uma hora por anel para ficar pronto. Tem como simbologia o compromisso com as causas sociais e pelas lutas populares, geralmente são usados por pessoa que fazem parte de movimentos missionários, pastorais e etc. O uso deste anel significa opção pelos mais pobres, está ao lado daqueles que lutam por um mundo mais humano, mais justo e solidário. No filme “Anel de Tucum", Dom Pedro Casaldáliga explica assim o sentido desta aliança: “(...) Este anel é sinal da aliança com a causa indígena e com as causas populares. Quem carrega esse anel significa que assumiu essas causas e as suas conseqüências. Você toparia usar o anel? Olha, isso compromete, viu? Muitos, por causa deste compromisso foram até a morte (...)".

4 comentários:

  1. Adorei o post, muito bom, principalmente porque fala de planta... hehe... Beijão pra você, já tô morrendo de saudades, como vão as coisas?

    Aluado

    ResponderExcluir
  2. Esse povo de BIOLOGIA é sempre assim? Rs.
    Não pode ouvir falar de planta, bicho e etc.
    Aff. Por isso sou de HUMANAS! Rs.
    Que bom que gostou! Tenho muuuuuitas novidades!
    Vê se aparece! SAUDADES! Beijooos.

    ResponderExcluir
  3. oce conhece o tucum???
    Eu tenho um e o usei por muitos anos. A filosofia continua a mesma, não mudei a forma de pensare agir, apenas a exposição é menor. Bjks, Jane.

    ResponderExcluir
  4. Não. Aprendi e ganhei um de presente das Irmãs!
    Tem um filme, já assistiu? Beijos.

    ResponderExcluir